sábado, 17 de julho de 2010

O presente é um presente

Todos sabemos que temos o passado, o presente e o futuro. Porém, em que tempo cada um de nós está vivendo?
Se você for pensar em termos racionais, é óbvio que vai me responder que é no presente. Mas pense, já viu como existem pessoas que não vivem no presente?
Sim! Isto mesmo! Ficam fixadas no passado, certas de que tudo que acontece é em função dele...ou ficam lamentado-se por não terem mais o que um dia tiveram. Muitos chegam a utilizar a expressão "No meu tempo"...e conclui cada um de sua maneira. Mas que "tempo" é esse? Hoje não é mais o tempo deste ser? Onde ele está vivendo se não consegue desligar-se do seu passado? Muitas pessoas são assim e perdem a oportunidade de viver o presente, o que está ali diante dela, pois se torna cega por estar aprisionada em suas próprias lembranças. O passado é sim uma lembrança constante, mas não devemos viver em função dele, presos, pois o que aconteceu é passado, passou! E tudo pode ser visto de uma forma diferente, este é o presente: a capacidade de reviver de formas diferentes.
Há pessoas que se preocupam demais com o futuro: O que vou fazer? Como vai ser minha vida? Será que vou conseguir? Vivem com medos ou expectativas de um mundo melhor e se esquecem de viver o presente, de compartilhar e viver coisas boas e, desta forma, também se tornam cegas para o presente que está aqui e agora.
É claro que devemos pensar no futuro, mas precisamos viver neste presente para criarmos o futuro que desejamos. Devemos viver o hoje, porque o amanhã sempre fica para o outro dia. O amanhã sempre será amanhã.
Não é por acaso que o presente é assim denominado, pois a cada dia que amanhece temos a oportunidade de viver algo novo, de recomeçar, retomar algo que realmente desejamos.
O presente é um presente que podemos vivenciar ou não, é nossa a escolha! A cada dia podemos escolher ver as coisas boas e valorizar e aprender com o que não foi bom. Situações difíceis? Sempre surgirão! Mas elas não aparecem em vão em nossas vidas, há sempre um crescimento, desde que você esteja atento ao presente que a vida te oferece a cada amanhecer.

Silvia Lux

Nenhum comentário: