sexta-feira, 23 de julho de 2010

A importância de uma boa alimentação

Muito se fala sobre a importância de uma boa alimentação e todos sabemos que é preciso ingerir legumes, preparar pratos bem coloridos, não repetir carboidratos na refeição,comer hortaliças e muitas frutas. Também não devemos comer carboidratos à noite para não engordar e comer pouco neste horário. Enfim, são várias as regras para uma alimentação saudável que mantenha a saúde em equilíbrio.
A água também é essencial ao nosso organismo e muito se fala da importância de se ingerir pelo menos 2 litros ao dia.
Mas há um outro tipo de alimentação que muitas vezes não nos damos conta, é aquela que alimenta a nossa mente, a nossa alma...
A respiração é um alimento que temos em abundância e gratuito. Podemos ficar sem comer e sem beber água durante alguns dias e ainda assim sobrevivemos,mas sem respirar, poucos minutos sobreviveríamos. Este alimento nos está sempre disponível e muitas vezes não o utilizamos adequadamente. Respiramos pouco. E de maneira incorreta. Prendemos a respiração em função do estresse diário, já percebeu isto? Respire fundo, inspire e alimente seu corpo e seu cérebro com oxigênio,agora mesmo, sinta a importância desta alimentação, se conscientize deste alimento ao qual tem livre acesso e aproveite melhor!
Os exercícios são fundamentais para uma vida sáudavel e nos ajudam a respirar melhor. Já notou que quando vamos fazer um exercício dizem: "Respire , inspire e relaxe!". Assim precisamos fazer durante nossas atividades diárias, precisamos muito deste alimento e podemos usar bastante, não engorda, não custa nada e faz a gente se sentir muito bem.
Outro alimento muito importante para nós, são os nossos nutrientes mentais. O que seria isto? O que você tem ouvido por aí? Que filmes tem assistindo? O que tem pensando? Tudo que você dá atenção, ouve, lê e fala está alimentando seu mental. Você está fazendo boas escolhas para esta sua alimentação? São coisas que trazem bem-estar à você e aos que estão próximos? Claro que estamos sujeitos a ouvir várias coisas que não são bons alimentos para nossa mente, mas cabe a cada um fazer suas escolhas.
Imagine uma grande mesa com muitos alimentos variados, alguns bons pra sua saúde e outros péssimos. Você pode ver todos mas se alimentar apenas dos que você escolher. Assim fazemos a seleção dos nossos alimentos mentais também, podemos ver ou saber de situações, mas não ficarmos nos alimentando delas. A escolha é sempre nossa! Você é o que você come, você é o que você pensa,então...Pense bem!

Nenhum comentário: